12.29.2004

Blog Educativo???

Receitas úteis :) Para quem quer caprichar nos drink's de final de ano :)

Alfonso Especial Ingredientes: 1 e 1/2 dose de licor Grand Marnier; 3/4 dose de gin (seco); 3/4 dose vermute seco; 4 gotas de vermute doce; 1 gota de angustura. Modo de Fazer: Misture os ingredientes com gelo e coe para um copo de coquetel.

Americanino Ingredientes: 3/4 dose de Campari; 3/4 dose de vermute tinto doce; soda a gosto; 1 fatia de laranja. Modo de Fazer: Misture tudo num copo cheio de gelo.

Aperitivo de Água Mineral Ingredientes: 1 e 1/2 dose de gin seco; 1 e 1/2 dose de vermute branco seco; 1/2 dose de suco de limão; água mineral gasosa; casquinha de pepino. Modo de Fazer: Coloque o gin, o vermute e o suco numa coqueteleira com gelo e agite bem. Coe para um copo com pedras gelo e complete com a água mineral. Decore com as casquinhas de pepino.

Belinni Ingredientes: 4 partes de suco concentrado de pêssego ou papa de pêssego 6 partes de Champagne Modo de Fazer: Coloque o suco de maracujá no fundo de uma taça e acrescente pouco a pouco a champagne. Enquanto coloca a bebida, misture delicadamente.

Bermudas-coquetel Ingredientes: 1 1/2 dose de gim; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 ou 3 gotas de licor de abricó; 2 ou 3 gotas de grenadine. Modo de Fazer: Agite tudo numa coqueteleira com gelo, e sirva num copo de tamanho médio.

Big Apple Ingredientes: 1 maçã grande e bem vermelha; 3 doses de brandy de maçã; 2 doses de suco de laranja; 1 dose de suco de limão; algumas folhinhas de hortelã; 1 cereja cristalizada; rum a gosto. Modo de Fazer: Com uma faquinha afiada, corte a tampa de uma maçã e retire as sementes de boa parte da polpa (reserve-a), de modo a abrir espaço para o drinque, mas tomando cuidado para não romper a casca. Deixe a maçã oca no congelador por 15 minutos. Enquanto isso, junte os demais ingredientes líquidos num copo para mexer, e em seguida adicione a polpa da maçã picada e misture bem. Coe para a "taça" de maçã e sirva, com canudos e decorado com hortelã e cereja.

Blue Moon Ingredientes: 1/2 dose de curaçau azul; 2 doses de rum; 1 dose de suco de abacaxi; 1 colher (chá) de licor de coco ou leite de coco a gosto. Modo de fazer: Agite os ingredientes numa coqueteleira com gelo e coe para um copo de coquetel. Sirva em seguida.

Bourbon Fog Ingredientes: 1 litro de bourbon; 1 litro de café bem forte gelado; 1 litro de sorvete de baunilha. Modo de Fazer: Misture bem os ingredientes numa poncheira ou jarra grande e sirva.

Café Amaretto Ingredientes: 1/2 dose de licor Amaretto; 1/2 dose (ou mais) de licor de café; 1 xícara de licor bem quente; creme de chantilly. Modo de Fazer: Coloque os licores numa xícara com o café quente e cubra com o creme de chantilly. Sirva imediatamente.

Café Flambado Ingredientes: 8 doses de conhaque; 2 colheres (chá) de açúcar; 8 cravos-da-índia; 3 gotas de essência de baunilha; 2 ou 3 paus de canela; casquinhas de laranja e limão cortadas em espiral; 1/2 litro de café bem quente. Modo de Fazer: Despeje o conhaque numa tigela, de preferência de prata. Adicione metade do açúcar, os cravos-da-índia, a baunilha, a canela e as casquinhas de limão e de laranja. Mexa bem. Adicione o café quente. Encharque de conhaque a segunda colher de açúcar e flambe-a. Mergulhe o açúcar em chamas, na tigela, de modo que o fogo se espalhe por toda a superfície do coquetel. Sirva em xícaras.

Café Irlandês Ingredientes: 1 colher (chá) de açúcar; 1 e 1/2 dose de uísque; 5 doses de café forte bem quente; creme de leite. Modo de Fazer: Escalde um copo de vinho com água quente. Coloque o açúcar no copo e, em seguida o uísque. Complete com o café, deixando espaço para o creme de leite no copo. Mexa bem e deixe o líquido descansar um pouco. Então, vá adicionando o creme de leite, derramando-o bem devagar com uma colher. É indispensável que o creme de leite flutue na superfície do coquetel, sem se misturar a ele. Sirva em seguida.

Caipirinha Mineira Ingredientes: 1 limão com casca; 2 doses de pinga; açúcar a gosto; gelo. Modo de Fazer Esmague o limão junto com o açúcar. Junte a pinga e gelo.

Caipirinha de Melão Ingredientes: 1 melão pequeno 1 copo de Vodka 1 colher de sopa de limão Açúcar à vontade Modo de Fazer: Tire a "tampa" do melão. Retire as semente e um pouco dele, colocando em uma coqueteleira com o restante e batendo. Coloque dentro do melão e acrescente gelo.Decore. Dica: Gostoso também se feito com abacaxi.

Caipora de Laranja Ingredientes: 2 colheres (sopa) de açúcar; meio litro de cachaça; meia dúzia de laranjinhas caipira, em fase de crescimento; gelo a vontade. Modo de Fazer: Pegue uma caneca de alumínio de 1 litro, esprema as 6 laranjas com semente, adicione o açúcar, a cachaça e o gelo. Misture bem em seguida. Caju-Amigo Ingredientes: 1 xícara (chá) de suco de caju; 1 xícara (chá) de gin; suco de 1 limão; açúcar a gosto; pedras de gelo. Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado. Beba em seguida, ou conserve em geladeira, acrescentando o limão apenas na hora de servir.

Drinks do inferno Maria Sanguinária Ingredientes: 1 dose de vodka 2 doses de suco de tomate 1/2 dose de suco de limão 1 gota de molho inglês sal e pimenta a gosto gelo picado. Modo de Fazer: Ponha todos os ingredientes na coqueteleira; agite bem e sirva em seguida.

Chama de Conhaque Ingredientes: 2 doses de conhaque; 1 pedacinho de casca de laranja; 1 pedaço de casca de limão; 1 cubinho de açúcar Modo de Fazer: Ponha o açúcar no fundo da coqueteleira; junte os outros ingredientes; misture com uma colher de cabo longo. Depois ponha fogo; deixe queimar até o fogo se apagar; sirva em cálice, após o jantar.

The Devil Ingredientes: 1 dose de conhaque 1 dose de licor de menta verde gelo picado 1 pitadinha de pimenta vermelha. Modo de Fazer: Ponha o conhaque e o licor na coqueteleira com pouco gelo picado; agite bem. Despeje no cálice e por cima ponha a pitadinha de pimenta vermelha; sirva logo.

Bomba H Ingredientes: 1/2 dose de chartreuse amarela 1/2 dose de chartreuse verde 1/2 dose de conhaque 1/2 dose de uísque gelo picado. Mode de fazer: Ponha os ingredientes na coqueteleira com gelo picado e agite bem; sirva em seguida.

Terremoto Ingredientes: 1 dose de gim 1 dose de uísque 1 dose de pernod (pastis, ou similar) gelo picado. Modo de fazer: Ponha os ingredientes na coqueteleira com gelo picado e agite bem; sirva em seguida.

Demônio Ingredientes: 1 dose de vinho do porto 1 dose de vermute seco 2 gotas de suco de limão gelo picado. Modo de Fazer: Ponha todos os ingredientes na coqueteleira com gelo picado; agite bem e sirva logo em seguida.

Drinks do céu Sonho Ingredientes: 2 doses de conhaque 1 dose de curaçau 1 gota de pernod gelo picado Modo de Fazer: Ponha os ingredientes na coqueteleira com gelo picado; agite bem e sirva.

Um raspão na lua Ingredientes: 1/2 dose de conhaque 1/2 dose de licor de pêssego 1/2 dose de quinquina 3 gotas de pernod gelo picado Modo de Fazer: Ponha os ingredientes na coqueteleira com gelo picado; agite bem e sirva em seguida.

Asas brancas Ingredientes: 2 doses de gim 1 dose de licor de menta gelo picado Modo de Fazer: Ponha os ingredientes na coqueteleira, com o gelo picado; agite bem e sirva em seguida.

Asas de anjo Ingredientes: 1/2 dose de licor de violetas 1/2 dose de xarope de morango 1/2 dose de marasquino Modo de Fazer: Ponha os ingredientes num cálice alto de licor, na ordem em foram enumerados, cuidadosamente, para que não se misturem; sirva.

Beijo de anjo Ingredientes: 1/2 dose de licor de cacau 1/2 dose de licor de ameixas 1/2 dose de licor de violetas 1/2 dose de creme de leite fresco Modo de Fazer: Ponha os ingredientes num cálice alto, cuidadosamente, para que se não misturem e sirva em seguida.

Palmadinha de anjo Ingredientes: 1 e 1/2 dose de licor de cacau 1/2 dose de creme de leite fresco suco de uma lima gelo picado Modo de Fazer: ponha os ingredientes na coqueteleira com gelo picado; agite bem e sirva em seguida.

Drinks Alexander Ingredientes: 1 e 1/2 dose de conhaque ou armagnac; 1 dose de creme de cacau escuro; 1 dose de creme de leite; noz-moscada em pó. Modo de Fazer: Agite os ingredientes com gelo na coqueteleira. Coe e sirva, polvilhado com noz-moscada.

Bloddy mari Ingredientes: 1 e 1/2 dose de vodca; 3 doses de suco de tomate; 1/2 dose de suco de limão; 1 colher (chá) de Molho Inglês; 2 gotas de molho de pimenta; sal e pimenta-do-reino a gosto. Modo de Fazer: Junte todos os ingredientes numa coqueteleira com três pedras de gelo e agite bem. Coe para um copo tipo alto e, sirva, também com gelo.

Caipirinha Ingredientes: 3 doses de pinga; 1 limão; 3 colheres (sopa) de caldo coado de limão; 2 colheres (sopa) água; 1 colher (sopa) de mel; 2 colheres (sopa) de gelo picado. Modo de Fazer : Corte o limão em 4 gomos e coloque 2 em cada copo. Reparta a água ardente, o caldo de limão, o mel e a água, em partes iguais, em cada copo. Amasse bem os gomos de limão com o auxílio de um pequeno soquete. Complete com o gelo, mexa bem e sirva em seguida.

Cuba Libre Ingredientes: 1 limão; 2 doses de rum leve; Coca-cola ou Pepsi Cola. Modo de Fazer: Esprema o limão num copo e deixe cair as metades da fruta. Soque-as e junte cubos de gelo. Adicione o rum e complete com a Coca-cola ou Pepsi. Mexa bem e sirva.

Daiquiri Ingredientes: 1 e 1/2 ou 2 doses de rum leve; suco de 1/2 limão-galego; 1 pitada de açúcar diluída em água; 1 gota de marasquino (opcional). Modo de Fazer: Este drinque tem dois tipos de preparação. No primeiro, agira-se bem todoss os ingredientes numa coqueteleira, com bastante gelo picado, e coa-se para um copo de coquetel. No segundo, mistura-se os ingredientes com gelo num copo para mexer e serve-se num copo de champanha tipo tulipa, com canudinhos curtos. Ainda que os ingredientes e as medidas variem a cada receita, os sabores predominantes do Daiquiri devem ser o rum e o limão; o drinque ideal resulta seco e suave.

Dry Martini Ingredientes: 1 medida de vermute seco 9 medidas de dry gim Gelo Azeitona Modo de Fazer: Coloque o gim sobre as pedras de gelo, mexendo para gelar a bebida. Retire o gelo da taça e pingue o vermute seco, girando a taça para que percorra suas paredes. Coloque uma azeitona espetada num palito.

Fizz de Laranja Ingredientes: soda; 1 laranja; 2 doses de gim; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (chá) de açúcar diluído em água; 2 gotas de bitter de laranja. Modo de Fazer: Reserve a soda e a laranja e agite os demais ingredientes numa coqueteleira com gelo. Coe para um copo alto. Adicione gelo, soda a gosto, uma gota de suco de laranja (ou mais, se preferir) e decore com uma fatia de laranja. Sirva imediatamente, enquanto o coquetel ainda está efervescente.

Hi-fí Ingredientes: 1/2 dose de vodka 1 dose de suco de laranja Modo de fazer: Misture a vodka e o refrigerante, adicionando cubos de gelo. Margarita Ingredientes: 1 parte de suco de limão 3 partes de Cointreau6 partes de tequila Modo de fazer: Coloque os ingredientes, com gelo, numa coqueteleira e bata bem. Sirva coado em um copo short-drink. Envolva a borda do copo com limão, passando-o pela polpa da fruta, e em seguida sal, formando uma crosta.

Margarita Frozen Ingredientes: 1 dose de Tequila ½ dose de Cointreau 1 dose de suco de limão Modo de Fazer: Passe os ingredientes pelo liquidificador com o gelo e sirva em taça grande para coquetéis crustada com sal. Decore com uma rodela de limão.

Pina Colada Ingredientes: 2 de rum escuro 3 de suco de abacaxi 2 de leite de coco pedaços de abacaxi Modo de Fazer: Bata todas as doses no liquidificador com 2 rodelas de abacaxi. Sirva com gelo.

Tequila Fizz Ingredientes: 1 dose de tequila 1 dose de suco de limão 1 colher de sobremesa de açúcar Modo de fazer: Bata os ingredientes com gelo, despeje num copo tipo long drink, complete com club soda e sirva com uma casca de limão e uma pitadinha de sal por cima.

Licores

Licor de Amêndoas Ingredientes: 1 garrafa (cerveja) de vinho Palmeiras licoroso; 1/2 kg de açúcar; 1 copo de pinga; 1 copo de água; 1 colher de (sopa) de essência de baunilha; 1/2 vidro de essência de amêndoa. Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador e engarrafar. Lembre-se de que quanto mais velho, melhor.

Licor de Anisete Ingredientes: 2 litros de álcool; 20 gotas de assência de anis; 3 kg de açúcar. Modo de Fazer: Dissolver o açúcar em 1 litro e 1/2 de água fervida, fazendo-o em fogo brando. o anis é dissolvido no álcool para não toldar o licor. Juntar então o xarope e filtrar. Essa quantidade dá para 5 litros.

Licor Básico de Frutas Modo de Fazer: Coloque a fruta escolhida em infusão no álcool, de 4 a 5 dias. Coe e meça. Para cada medida de infusão, coloque duas de açúcar, fazendo uma calda. Misturar a infusão coada e guardar em garrafas fechadas. Sirva apenas depois de 10 dias

Licor de Cacau Ingredientes: 2 litros de álcool a 36o; 100 g de cacau; 1 fava de baunilha; 1 kg de açúcar cristal; 1/2 litro de água. Modo de Fazer: Misture 1 litro de álcool, o cacau e a baunilha. Deixe em infusão por 8 dias. Juntar mais um litro de álcool.

Licor de Café Ingredientes: 1 xícara de café em pó 1/2 litro de cachaça 2 xícaras de açúcar 1 colher (chá) de baunilha. Modo de Fazer: Misture o café em pó com a cachaça e 1/2 xícara de água, guardando numa garrafa que feche bem. Deixe macerar por 8 dias. Após este tempo, misture o açúcar com 1/2 xícara de água e leve ao fogo, deixando levantar fervura e cozinhando por alguns minutos. Junte a baunilha e acrescente à mistura de café com cachaça misturando bem. Coe e passe para uma garrafa bem limpa, tampando e deixando descansar por mais 3 semanas antes de beber.

Licor de Caroços de Pêssegos Ingredientes: 1 litro de álcool; 30 ou mais caroços de pêssegos, de preferência amarelos e ligeiramente amassados; 1 kg de açúcar; 1 1/2 litro de água filtrada. Modo de Fazer: Deixe os caroços em infusão no álcool numa vasilha de vidro, durante cerca de 10 dias. Em seguida, preparar uma calda rala como o açúcar. Misture a calda fria com a infusão filtrada e depois coloque em garrafas.

Licor de Coco Ingredientes: 1 litro de pinga; 1 coco ralado; 800 g de açúcar; 250 ml de água. Modo de Fazer: Junte todos os ingredientes e coloque-os em fusão por 8 dias. Faça uma calda grossa com 200 g de açúcar e junte à primeira mistura, já coada em um pano. Filtre em seguida.

Licor de Folha de Figo Ingredientes: folhas de figo; 1/2 garrafa de pinga; 3 copos de açúcar Modo de Fazer: Lave, enxugue e amasse as folhas de figo. Coloque-as em infusão com a pinga, durante 4 dias. Faça uma calda grossa com o açúcar. Deixe esfriar e junte à pinga coada, sem as folhas. Misture bem e guarde em garrafas por 10 dias, antes de servir.

Licor de Hortelã Ingredientes: 300 gramas de açúcar refinado; 250 ml de álcool 42o; 15 a 20 folhas frescas de hortelã; 3 sementes de aniz. Modo de Fazer: Limpe cuidadosamente as folhas de hortelã com um pano úmido. Coloque-as em uma garra de vidro. Junte as sementes de aniz ao álcool, feche bem e guarde em um lugararejado por 8 dias, tendo o cuidado de agitar o vidro todos os dias. Depois desse processo, coloque o açúcar com 250 ml de água e deixe dissolver em fogo baixo até ficar em ponto de calda. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte então todo o conteúdo da garrafa com a calda, depois de bem filtrado. Mexa tudo e deixe descansar por 1 mês.

Licor de Hortelã-Pimenta Ingredientes: 4 litros de calda fria; 2 litros de pinga; 5 gotas de essência de hortelã ou um punhado de folhas. Modo de Fazer: Misture a pinga com a calda e a essência ou as folhas de hortelã. Colocar o licor num garrafão e filtrar no dia seguinte. Licor de Jabuticaba Ingredientes: 1 litro de jabuticabas espremidas (com casca e miolo); 1 kg de açúcar; 1 garrafa de álcool. Modo de Fazer: Deixe todos os ingredientes em infusão por 3 dias. Coe, filtre e guarde.

Licor de Jenipapo Ingredientes: 1 garrafa de pinga; 400 g de açúcar; 1 jenipapo. Modo de Fazer: Descasque o jenipapo, tire as sementes, corte em pedaços e coloque em um recipiente com uma garrafa de pinga e todo o açúcar. Feita a calda, misture a infusão, completando com água se não der duas garrafas.

Sazonalidades Quentão-Vinho Ingredientes: 1 litro de vinho tinto seco, casca de 1 laranja média, 1 xícara (chá) de suco de laranja, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 pedaços de canela de pau, 5 cravos, açúcar a gosto. Modo de Fazer: Em uma panela grande, coloque o vinho, a casca e o suco de laranja, o suco de limão, a canela e os cravos e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, acrescente o açúcar; deixe por mais 5 minutos e retire do fogo. Deixe o vinho quente descansar por 1 hora em um recipiente tampado. No momento de servir, esquente-o novamente.

Quentão-Cachaça Ingredientes: 1 gengibre pequeno, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, canela em pau a gosto, 4 cravos, 2 colheres (sopa) de mel, suco de 2 limões, 1 litro de pinga. Modo de Fazer: Raspe e pique o gengibre em pedaços pequenos e coloque-o em uma panela grande. Junte 2 litros de água, o açúcar, a canela, os cravos, o mel e o suco de limão. Deixe ferver por 15 minutos em fogo alto. Retire e coe a mistura. Volte a calda para a panela, juntamente com a canela, despeje a pinga e deixe ferver por mais 5 minutos. Sirva em seguida, mantendo o quentão sempre em local aquecido e em recipiente tampado. Se preferir um quentão mais fraco, reduza a quantidade de pinga.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e