7.11.2006

O concurseiro, o nada e o cansaço

Concurseiro. Uma palavra que não diz nada sobre ninguém e que ao mesmo tempo identifica uma espécie de pessoa obcecada por passar em um concurso público.
Um concurseiro é capaz de estudar 20 horas por dia (dizem as más línguas que uns estudam mais!). Normalmente conhece toda a bibliografia especializada, todas as aulas em áudio, todos os professores de curso, todas as questões de prova, todas as escolas que organizam os concursos e tudo sobre qualquer coisa que seja passível de cair no concurso almejado, mesmo que ele ainda não tenha decidido qual.
A única coisa que o diferencia do servidor, além de conhecer tudo sobre o que é ser um servidor, é que o infeliz ainda não foi aprovado dentro das vagas, assim, se não contar com a boa vontade dos outros vai ter que ralar muito para "sobreviver" estudando.
Por um tempo a "quase aprovação" vira uma constante pedra no caminho do concurseiro, e quando ele vai realmente mal em uma prova é capaz até de se deprimir bastante .
Além disso, é uma pessoa extremamente exigente consigo, podendo ficar chata exigindo mesmo de quem repudia o serviço público conhecimentos sobre a lei 8.122/90 ou sobre detalhes de gramática que certamente serão esquecidos quando a estrela dessa pobre pessoa resolver brilhar de fato, e ela finalmente deixar a triste condição de estudante eterno.
É uma condição difícil aliás, de extrema concorrência, onde não só os mais bem preparados como também os mais sortudos disputam espaço junto a milhares de outros iguais por uma mesma vaga, na esperança de um trabalho menos pesaroso e de um salário mais justo. (Não, não vamos falar aqui da estabilidade, que já é assunto batido. Por isso mesmo, pessoas com grande espírito empreendedor costumam evitar a máquina pública em busca de mares mais arriscados.).
***Uma última característica: Um concurseiro pode buscar funções condizentes com seus sonhos e ambições profissionais ou simplesmente pela falta desses se dedicar ferrenhamente ao concurso transformando suas conversas informais em verdadeiros e cansativos debates sobre o assunto.
Eu, por exemplo, na falta de algo interessante para falar sobre o meu dia, sobre cultura, artes, cinema, televisão, ou política (Espere aí! Isso cai em provas como conhecimentos gerais e atualidades. Ai meu Deus! Estou no sal!), resolvi postar sobre o que vem me angustiando ultimamente. O que me faz sentir tão vazia e tão cheia de tudo, o que tem me afastado um pouco dos meus amigos (na net ainda preciso me controlar melhor, não se espantem se eu sumir um pouco...), o que me deixa ansiosa o tempo todo.
Calma, calma... Só está começando. Ainda tenho muito que aprender! Mas não posso negar que estou gostando de me preparar bem(como em um esporte, só que engorda, credo.)
A esperança nunca foi tanta!

Excelente semana a todos! :)
Desculpem a chatice do post, mas nada poderia falar por mim hoje, além desse assunto.
*Amor, as notícias maravilhosas estão mais naquilo que sempre fomos do que nas coisas que conquistamos!
:) Excelente semana para você!!!TE AMO MUITO!!!

Nenhum comentário: